Pesquisar este blog

sábado, 23 de março de 2013

Calvino Como Humanista 

Continuação da Resenha do Livro: Pensadores Cristãos - Calvino de A a Z



Baseado nos escritos de Hermisten Costa,  posso afirmar que João Calvino era um humanista por excelência. Pois, tinha grande preocupação para com o próximo! A sua vida demonstra essa preocupação quase paterna para como os seres humanos de uma forma geral!Vasculhando a sua biografia, percebemos que muitos dos seus escritos foram direcionados a importantes conterrâneos, pois, como renomados pensadores que eram, (Nicholas Duchemin, McNeill, Boisset, Parker, Guillaume Budé, Maturinus Corderius e tantos outros) a serem confrontados com os escritos do Reformador, quase que praticamente esses influenciavam os seus seguidores e discípulos com aquilo que entendiam de Calvino, corroborando assim com a expansão das ideias reformadas e evangelizando milhares de pessoas!

O humanismo professado pelo Reformador em nada se parecia com o humanismo pregado pelos estudiosos de nossos dias, em que a figura do homem ocupa o primeiro lugar e tudo é em função do próprio homem e para o homem, Calvino rejeitava esse tipo de ideia e na sua aclamada publicação: A Instituição da Religião Cristã, ele expressa a sua visão humanista reconhecendo a grandeza do homem como criatura formada por Deus a quem deve esse adorar e glorificar! O próprio chega a anunciar que "é notório que jamais chegue o homem ao puro conhecimento de si mesmo até que haja antes contemplado [ele] a face de Deus e da visão dEle desça a examinar-se a si mesmo". "Sem as escrituras, jamais o homem pode adquirir o verdadeiro conhecimento próprio, do mundo e mesmo do próprio Deus!".Calvino tinha uma visão bastante acentuada da cultura de seu tempo e entendendo que Deus era Senhor sobre todas as coisas, amparado pelos conceitos de graça comum e graça salvadora, ele declarou:

"Visto que toda verdade procede de Deus, se algum ímpio disser algo verdadeiro, não se pode rejeita-lo, porquanto o mesmo procede de Deus. Além disso, visto que todas as coisas [verdadeiras] procedem de Deus, que mal haveria em empregar, para sua glória, tudo quanto pode ser corretamente usado dessa forma?"

Hooykaas resume o humanismo de Calvino: "ele era um humanista talentoso e realista demais para aceitar que a Queda tivesse levado o homem a uma total depravação no campo cientifico". Pois, levando por esse ponto de pensamento - que não deixa de ser bíblico - a ideia: toda e qualquer verdade vem de Deus - a ciência como ponto em questão - mesmo vinda dos ímpios nao deixa de ser uma benção vinda de Deus - então - pode muito bem ser empregada para a gloria dEle pois sendo uma verdade, vem dEle para a glória dEle! E nesse ponto pode-se ampliar para qualquer questão desta vida - artes, política, exatas, humanas e etc...

"Pode-se afirmar que o humanismo de Calvino foi um Humanismo Cristocêntrico - pois - compreendia que o homem encontra a sua verdadeira essência no conhecimento de Deus".(Hermisten Costa)

Conhecer a Deus significa ter uma perspectiva clara de si mesmo; a recíproca é verdadeira - não há um conhecimento genuíno de Deus sem o conhecimento correto de si mesmo.

"A dignidade e a beleza do homem estão em ele ter sido criado a imagem e semelhança de Deus, podendo, portanto, relacionar-se com o seu criador. O conhecimento de Deus deve conduzir-nos ao temor e a reverencia, tendo a Deus como guia e mestre, buscando nEle todo o bem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário